Marcadores

sábado, 23 de outubro de 2010

Osso duro de roer!!



English:



Resenha:

Tropa de Elite 2 (2010, Brasil)

Direção: José Padilha.

Estrelando: Wagner Moura ,Irandhir Santos, André Ramiro, Milhem Cortaz, André Mattos, Maria Ribeiro, Tainá Müller

Ok, antes de mais nada, quem consegue lembrar de pelo menos três bordões do Capitão Nascimento no primeiro filme "Tropa de Elite", de 2007? Não é difícil né? Afinal todo mundo citava eles, e em qualquer situação, principalmente o cara "engraçado" da sua turma, que praticamente só se comunicava através dos bordões.

Lembram? ótimo, vocês e 5 milhões de pessoas, que foram ao cinema assistir a continuação "Tropa de Elite 2: O inimigo agora é outro". Bilheteria que faz do filme o mais bem sucedido da história do cinema nacional e afirma o personagem Roberto Nascimento, interpretado por Wagner Moura, o mais próximo que temos a um herói nacional (leia-se, que o povo reconhece como).

Tropa de Elite 2 é uma seqüência que tenta com todas as forças sair da mesma fórmula do primeiro filme. Enquanto a violência e corrupção da polícia militar continuam presentes, a corporação do BOPE e os dramas pessoais do capitão dão espaço para um bicho papão, chamado o "Sistema", palavra repetida a exaustão durante as monólogos do coronel Nascimento.

No primeiro filme, "Sistema" era a palavra usada para descrever a burocracia e maracutáias dentro da polícia militar do Rio de Janeiro. Neste, "Sistema" refere-se a toda a corrupção dentro do governo do estado, polícia militar, tráfico, milícias e até grupos de extermínio. Sim, José Padilha muda o foco de "bandido bom é bandido morto" para "todo político é bandido", duas máximas que o brasileiro adota, e que são o grande atrativo do filme.

O primeiro filme exercita essa junção da ideologia de violência e tolerância zero com a "vagabundagem" com a história de uma policial com medo de morrer antes de ver o filho nascer e um jovem negro que bate de frente com a hipocrisia da classe média brasileira. O resultado final temos a representação do Batalhão de Operações Especiais como uma super polícia e um forte personagem que chega a manipular o luto por um amigo assassinato para seus fins.

Já Tropa de Elite 2 não consegue fazer o mesmo, ou melhor, não o quer. A idéia de aumentar o inimigo, e leva-lo para as esferas políticas, faz com que o longa ganhe um tom denuncista, passando a maior parte das duas horas de duração explicando como funciona o "sistema", como funciona as tramóias e esquemas, o tráfico de drogas e influência, e é claro, muitos tiros e mortes.

Enquanto Padilha excita a platéia a odiar aqueles engravatados gordos, egoístas, mesquinhos e hipócritas (vocês sabem, o político padrão brasileiro) , junto com caricaturas de apresentadores de tv em um tipo de alívio cômico fora do lugar, o diretor esquece de levar adiante o desenvolvimento dos personagens. Tropa de Elite 2 ainda é um filme, é uma história, e para levar uma história, você precisa de um personagem que ande com ela. Nascimento desta vez fica de escanteio até perto do final do filme.

Claro, existe alguns dramas pessoais, como o Nascimento buscando uma reconcilhação com seu filho, mas eles acabam ficando obscurecidos pelo "sistema" e a trama só consegue se recuperar nos 20 minutos finais. O que é uma pena, pois o filme conta com elenco mas do que capaz de apresentar atuações excelentes, sem contar que é um pecado Matias (André Ramiro) não ganhar o tempo merecido para atuar. Wagner Moura andando com o corpo pesado e voz abatida nos momentos finais, mostram que o Coronel Nascimento poderia ser muito mais do que o cara que falava bordões em 2007.

Ainda assim, o filme é facilmente um dos melhores do ano. Possui uma direção competente, boas atuações, subaproveitadas, mas boas, e embora falar mal de político é a coisa mais fácil no Brasil, os roteristas conseguem dar uma cara e forma ao "inimigo", mesmo que amontoada de clichês (como deputados que só se preocupam com eleições). Certamente um filme que tenta seguir um caminho diferente do primeiro, e acerta tanto quanto erra por essa decisão

Nota: 8,5

Para saber como vai a tirinha da próxima semana, dêem um pulo do meu twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário