Marcadores

segunda-feira, 23 de maio de 2011

H2O para Paquidermes

Português
English



Água para Elefantes (Water for Elephants: EUA 2011)

Direção: Francis Lawrence

Estrelando: Robert Pattinson, Reese Witherspoon e Christoph Waltz

Eis aqui um filme com uma expectativa interessante. O que as pessoas procuravam em "Água para Elefantes" não era a adaptação do best-seller de Sara Gruen ou a atuação de dois vencedores de Ocares, Witherspoon e Waltz, mas sim ver se o galã da "Saga Crepúsculo", Robert Pattinson, consegue realmente atuar e assim justificar para quem tem mais de 15 anos  o seu lugar no estrelato como um ator talentoso… e não como um cara que usa muito gel para cabelo e pó de arroz.

No auge da grande depressão dos EUA nos anos 30, Pattionson interpreta Jacob Jankowski, um jovem estudante de veterinária para quem a sorte não lhe sorriu nem um pouco. Com a repentina morte dos pais, sua casa e bens confiscados, o pobre rapaz se vê sem escolha alguma além de embarcar clandestinamente em um trem do circo.

O circo em questão é dirigido por August (Waltz), um violento treinador de animais e que consegue mudar de humor de amigável camarada para psicopata insano em nanosegundo. Casada com August, a beldade Marlena (Witherspoon) é uma das principais atrações com seus cavalos treinados e piruetas, e assim está formado o previsível triângulo amoroso, o principal conflito do longa.

E ai temos o primeiro problema. Conflitos amorosos dessa natureza só funcionam quando existe a tensão moral deste tipo de relacionamentos, mas quando uma das partes é tão detestável quanto August é retratado no filme, fica fácil torcer para os mocinhos ficarem juntos e mata muito da tensão do "amor proibido" que o filme insistemente tenta demarcar.

As atuações do trio de estrelas também não era nada de especial. Pattinson bem que tenta dar um ar de simpatia juvenil ao seu herói, Witherspoon é adorável como sempre mas sem vontade desta vez e Waltz repete muito do seus truques usados em "Bastardos Inglórios", tanto que ele corre o perigo de se tornar um ator de um truque só. E já que os protagonistas sozinhos não seguram o filme, eu me voltei para o circo em si e cheguei a conclusão que eu queria mais tendas e palhaços do que Witherspoon e Pattinson fazendo beicinho um para o outro.

O bacana do filme está em ver, ainda que pouco, como funcionava o circo nessa época em que o rádio e o cinema mudo eram as únicas alternativas de entretenimento (tirando esportes). Dos confins dos vagões sujos até os holofotes do espetáculo, é interessante ver a partir dos olhos de Jankowski como funciona a "mágica" do circo. Uma pena que essa mágica se perde no final do primeiro teço da história.

E claro, temos o elefante em questão, ou deveria dizer elefoa, Rosie. Com um talento único com os animais e por perceber que o animal só recebe ordens em polonês, o protagonista é elevado a um cargo de importância no circo e homem de confiança de August, o que serve para aumentar a tensão do bendito triângulo amoroso. E assim como o circo, Rosie também é escanteada na reta final.

E no final temos um filme morno e normal. A produção é muito boa e eu gosto de filme de época, adoro ver como cada diretor tenta retratar um um momento da história e Francis Lawrence o faz com competência, mas com a sua formações de diretor de videoclips, ainda tem um passo apressado demais para deixar a audiência entrar no clima da décade de 30.

"Água para Elefantes"
é um filme padrão para um blockbuster romântico. Uma excelente produção, os protagonistas são atores capazes mas sem inspiração neste longa e o protagonista sai desta história como um bom homem, mas Pattionson ainda não conseguiu mostrar que pode encarnar um personagens que realmente marque a platéia, e ele bem que tentou desta vez. Eu ainda acho que com uma direção certa e muita dedicação, o "muso de crepúsculo" pode mostrar que sabe fazer outra coisa de emular um inexpressivo vampiro luminoso.

Nota: 6,0

Um comentário: