Marcadores

sábado, 7 de maio de 2011

Pelas barbas de Odin! este filme é bom!!

Português
English

Eu sei que não é muito bom explicar a piada, mas peço que lembrem que a Natalie Portman fez um filmes junto com a gatíssima Mila Kunis em Cisne Negro.



Thor (Thor, EUA 2011)

Direção: Kenneth Branagh

Estrelando: Chris Hemsworth, Natalie Portman, Tom Hiddleston, Anthony Hopkins, Stellan Skarsgård


Desde a iniciativa da Marvel de tomar as rédeas das suas criações para o cinema em 2008 com o aclamado "Homem de Ferro", a grande força atrás dos filmes da "Marvel Studio" está na continuidade e conexões entre o filmes dos heróis para culminar na encontro deles em "Vingadores", o principal super-grupo do universo da Mavel (mas que muita gente toma em conta como uma Liga da Justiça de pobre)

Com dois filmes do Homem-de-Ferro e um reboot do "Incrível Hulk", é chegada a hora de Thor, o Vicking espacial que luta com um martelo mágico e provavelmente um dos persogens mais estranhos e com as histórias mais bizarras de toda a Marvel. Sério, essa versão do deus nórdico do trovão já enfrentou tudo e passou por muito. Ser transformado em um sapo é uma das histórias mais normais do herói para terem noção.

Então se fazer uma adaptação para o cinema com super-heróis com mais quase meio século de vida já é complicado, imaginem escrever um script para um personagem como Thor? Este filme tinha de tudo para sair errado.

E não é que o diretor Kenneth Branagh, conhecido ator por sua formação teatral e diretor de filmes inspirados em composições de Mozart, como a "Flauta Mágica", uma aposta estranha para um super-herói estranho, conseguiu entregar um bom filme no final das contas.

Thor não é desprovido de falhas, que são muitas, mas o conto do Deus do trovão que por arrogância e teimosia reacende as chamas da guerra entre Asgard (a moradia dos deuses nórdicos) e assim é banido por seu pai, Odin,  para reino dos mortais para aprender uma lição em humildade está acessível a todos, sejam fãs dos quadrinhos ou não.

O poder de síntese do script é impressionante, apresentando os deuses, seus inimigos os gigantes de gelo de Jouthenheim e os protagonistas sem nunca perder o compasso, ainda que algum personagens não produzem o efeito que deveriam, como trio de guerreiros amigos de Thor, pois nem de perto ganham o tempo de tela necessários para se apresentarem propriamente. Mas isso é relevado quando o protagonista se mostra mais do que capaz. Hemsworth consegue passar sem problemas algum o misto de simpatia e arrogância que gostamos de ver mos nossos heróis exibidos mas ele também possui a chave para qualquer filme de super-herói funcionar: ele está se divertindo com sua fantasia, ele é o deus do Trovão e adora isso.

E quando a história faz a transição de Asgard para Terra e somos apresentados ao interesse romântico Jane Foster (Portman) e o filme desacelera das lutas e apresentações do primeiro ato. É ai que Thor perde um pouco do embalo, enquanto é fácil se empolgar com personagens maiores que a vida, a grandiosidade de Asgard (ainda que seja em CGI) e Anthony Hopkins como Odin, o segundo ato serve mais como exposição e e ligação da continuidade com os outros filmes da Marvel, e isso inclui é claro a SHIELD, citações a Tony Stark (o Homem de Fero) e até mesmo a "introdução" de outro membro dos vingadores. Enquanto isso é bacana para quem saca dos quadrinhos, sem dúvida para quem não está por dentro de toda a história vai ficar perdido e entediado. Isso pode parecer injusto com o filme, mas Thor não é uma série ou uma continuação e portanto deve se bastar em si próprio.

E fechando em um fraco terceiro ato, mostrando a transformação do vilão Loki (Hiddleston) de um irmão ciumento para um personagem tráfico, e que ficou bem descaracterizado do material original, Thor é o penúltimo filme até o grande encontros dos Vingadores em 2012 e até agora a Marvel fez um bom trabalho em manter tanto os fãs em quadrinhos contentes quanto o público em geral satisfeito, o que não é fácil.

Quanto ao elenco de apoio, como citei os amigos de Thor, o restante também não ganha tempo algum para deixar marca. Sejam eles alívios cômicos ou super agentes da Shield, eles entram e saem sem impacto algum na audiência. A exceção fica com Idris Elba como Heimdall, o guardião da ponte entre os mundos. Com a sua estatura e voz profunda, ele deixa uma impressão de um ser extremamenete poderoso sem nem precisar levantar a espada. Por outro lado Rene Russo foi completamente esquecida como Frigga, a mãe de Thor… uma pena.

Obviamente o longa se segura muito na CGI, mas o diretor bem que insiste em trazer toda a sua bagagem teatral para os deuses de Asgard, sendo que cada cena com personagens que usam capacetes ridículos e chifres enormes são encenadas como uma grandiosa opera, e eu não gostaria que fosse de outra forma.

Thor basicamente é uma história de redenção, só que com deuses Vikings. Tem todos os elementos: Protagonista arrogante mas charmoso (e olha, eu até estou corado só de lembrar do Hemsworth, ui), um interesse romântico que ajuda na jornada do herói e um vilão traiçoeiro
Um aposta arriscada do estúdio da Marvel que no final das contas saiu ganhando ainda que com poucos pontos realmente positivos, como a composição muito boa de um mundo de fantasia e um protagonista que exala carisma. Felizmente ele são fortes o bastante para que todos aproveitem o estrondo do Deus do Trovão. Agora vamos ver como o Capitão America se sai no meio do ano.

Nota: 7,5

Um comentário:

  1. Online dating is very convenient. Date from your home and get real emotions! Choose many girls, appoint the time, and move on. You can talk as long as you wish and than meet in real life. go url

    ResponderExcluir