Marcadores

sábado, 6 de novembro de 2010

Bem vindo a Charlestown




English:



Atração Perigosa (The Town, EUA 2010)
Direção: Ben Affleck
Estrelando: Ben Affleck, Jeremy Renner, Jon Hamm, Rebecca Hall, Pete Postlethwaite, Chris Cooper, Blake Lively, Slaine and Owen Burke.




The Town (ou traduzido mal e porcamente como "Atração Perigosa" para o português) tem trazido muita atenção dos críticos e freqüentadores do cinema para um fato interessante: Ben Alffeck é um excelente diretor.

Uh? como? o cara que fez "Demolidor" e tantas outras porcarias e conseguiu fixar seu rosto como mais um ator hollywoodiano bonito e medíocre, agora ele é um diretor bom? É isso que você deve tá se perguntando né? Pois é...

Atração Perigosa é um filme situado em Charlestown, cidade vizinha de Boston, onde Affleck cresceu, considerada na década de 90 a maior produtora de assaltantes a bancos dos Estados Unidos. Praticamente uma tradição das famílias irlandesas do local. O filme mostra a nova geração desses ladrões, entre eles o inteligente e sóbrio Doug MacRay (Affleck), que com planos planejados com perfeição, rouba bancos na esperança de um dia deixar Charlestown e o legado do seu pai. E em um desses assaltos, por motivos que escaparam do seus planos, acaba fazendo a gerente assistente Claire (Hall) sua refém, para depois engajar um relacionamento amoroso com a mesma. É eu sei… hollywood huh?

Sim, sim, a premissa parece ser bem água com açúcar, com um herói não compreendido e uma mocinha em um estado de fragilidade. Mas está ai o grande acerto do longa: não se bastar em uma história de amor nascida apartir de um assalto. Existe muita coisa rolando no filme e Affleck dá a atenção devida a todos, incluindo um amigo e comparsa violento (que entra em conflito com os planos meticulosos de MacRay), um agente do FBI workaholic e inescrupuloso e até uma história de mamãe sumida para o protagonista. No final da equação, temos um bom filmes com bons personagens e uma história interessante. O que é bem mais que podemos dizer de 90% dos filmes atualmente.

Mas não se enganem, o filme conta com clichês tipicamente yankees, como Clara sendo a mocinha virtuosa que ajuda o centro comunitário, e o enredo não tem grandes reviravoltas, é basicamente uma linha reta até o ato final, que não chega surpreender. Mas é bem marcado por boas atuações, destaque para Jon Hamm na pele do agente do FBI, que faz um excelente trabalho em se mostrar um "vilão", ainda mais em um gênero de filmes que fazem de bandidos heróis. Sem dúvida Ben Affleck fez a sua lição de casa, tanto na sua atuação competente, quanto na direção, a qual conta com boas tomadas, suspense, e tiroteios.

Em especial, gostaria de citar a cena de perseguição, que além de bem filmada, é quase que uma volta turística por Boston, a cidade que o diretor cresceu e conhece na palma da mão. Uma das melhores cenas de perseguição de carros que eu vi desde… sei lá, Carga Explosiva 1 eu acho.

Ainda assim eu não consigo entender donde vem tantos elogios para "Atração Perigosa". Sim, é um bom filme, uma boa direção, e sem dúvida deve concorrer a algum Oscar. Mas não possui o material de ser um daqueles trabalhos que serão lembrados nos anos a vir, como "Cidade Sob Pressão" dirigido por Michael Mann, ou "Caçadores de emoção" (que embalou as sessões da tarde de muita garotada), filme do qual Affleck pega emprestado a idéia de assaltantes mascarados. É por causa da direção de Ben "eu estive em um dos piores filmes de super heróis já feito" Affleck? Detesto ser chato, mas o cara já possui um Oscar e também já dirigiu outros excelentes filmes, como "Medo da Verdade". Ele sabe os caminhos de um bom filme, e empregou isso de todas as formas que pode. É o típico filme bom, mas não bom o bastante para ser um clássico.

Nota: 8,0

Para saber qual o filme da próxima semana e outras notícias do tira filmes, sigame no twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário