Marcadores

sábado, 20 de novembro de 2010

Vovôs com armas... basicamente isso




English:



RED: Aposentados e Perigosos (RED, EUA 2010) Direção: Robert Schwentke Estrelando: Bruce Willis, Morgan Freeman, John Malkovich, Helen Mirren, Mary Louise Parker, Karl Urban, Richard Dreyfuss, Ernest Borgnine



A premissa do filme é a seguinte: Espiões aposentados voltam a ativa quando passam a ser caçados pelas próprias pessoas que antes serviam, ponto. É só isso que vocês precisam saber da história, ela não vai mais além disso e não faz questão alguma de tentar. Sim amigos, é mais um daqueles filmes de sentar na poltrona e desligar o cérebro.

"Senhores armados" é o típico filme para que grita "Bruce Willis", não há muito o que fazer nessa situação. Atualmente só Willis consegue dominar o papel do homem de ação no outono da sua vida, e sim, ele tira esse filme de letra. Então é RED é um filme seguro de assistir, "in Willis we trust".

Sabendo que "John McClane" cuida da ação, o que mais temos? Morgan Freeman como um James Bond na casa de repouso, John Malkovich como Martin Riggs (Máquina Mortífera, quando Mel Gibson ainda era considerado seguro para sair na rua) mais grisalho e insano, e Helen Mirren, a "Rainha da Inglaterra", que rouba o filme no melhor estilo femme-fatale.

Como podem ver, o filme está em boas mãos. Embora o diretor Schwentke não tenha nenhum grande sucesso no bolso, ele conta com um time vencedor. Vamos combinar, qualquer ator que passou do seus tempos de rostinho bonito e corpo sarado e ainda consegue arranjar trabalho, é porque provou o seu talento. Então foi só seguir o padrão e deixar os medalhões fazerem o trabalho.

No lado dos não velhinhos, temos Mary Louise Parker, como interesse romântico de Paul Moses (Willis) e Karl Urban no papel de um jovem e obstinado agente da CIA. Nenhum dos dois ganham cenas como Wilis saindo casualmente de um carro em movimento enquanto descarrega uma pistola, ou Mirren que maneja uma metralhadora anti-aérea vestida para uma festa de gala, mas cumprem seu papel de apoio de acordo, ou seja, eles deixam as pessoas que passaram dos 50 serem os caras mais f&$#s do mundo, afinal, a graça de RED está nisso.

E falando em graça, o longa metragem deriva bastante do material original, os quadrinhos de 2003 da DC comics, e pega muito mais leve nos assassinatos tiroteios e investe na comédia. Desde a animação que apresenta as diferentes localidades pela qual a história atravessa, até Malkovich, que cada segundo com a câmera focada nele é a garantia de um segundo divertido.

Divertido e… só. Eu não tenho muito o que falar mal desse filme, mas também não tenho muito o que elogiar. É como falar que tomar um sorvete é gostoso. Eu já sabia o sabor do "sorvete" e já sabia que eu ia gostar, mas ele não é mais nada além disso. Jogar no "seguro" é muito bom para uma sessão pipoca, mas com um elenco desses, não dá para passar o filme esperando por mais, e acho que esse é o grande defeito da coisa, a sensação de uma oportunidade perdida é aquela que fica quando começam a rolar os créditos.

Enfim, como disse antes, é um daqueles filmes de sentar e desligar o cérebro, um aquecimento para os grandes blockbusters do Natal. Apenas apreciem ao ver esses senhores de idade chutando bundas. Sim, é tão divertido quanto parece.

Nota: 6,5

Para saber qual o filme da próxima semana e outras notícias do tira filmes, siga-me no twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário