Marcadores

sábado, 13 de novembro de 2010

Fique longe dessa viagem.... sério



English:




Um parto de viagem (Due Date, EUA 2010)
Direção: Todd Phillips
Estrelando: Robert Downey Jr., Zach Galifianakis, Michelle Monaghan, Jamie Foxx e Juliette Lewis



Você já viu esse filme antes. A menos que você tenha passado toda a sua vida em uma caverna e este blog seja a primeira coisa que lês desde que saiu dela. Se for o caso, hei! bem vindo a internet, aprecie a pornografia.

Para aqueles que não estavam na caverna, vamos aos fatos: até mesmo aos filmes que seguem as fórmulas mais básicas e desgastadas de Hollywood podem criar abominações piores que a encomenda, e esse é o caso de "Um parto de viagem", a mais nova comédia do diretor Todd Phillips, que ano passado entregou o ótimo, mas completamente descartável, "Se beber não case" ("The Hangover").

As duas estrelas do bagulho são dois atores que já provaram que tem um enorme potencial humorístico. Downey Jr. roubou a cena em "Trovão Tropical" e Galifianakis já trabalhou com Phillips no seu sucesso anterior. Então o que saiu de tão errado nesse filme? Bom, se formos analisar a verdade brutal, atores estão lá para lerem scripts, e o com um material ruim, não há salvação. E quando você menos percebe, estás preso em um sala de cinema por uma hora e meia assistindo um roteiro reciclado a exaustão…

A história é sobre um sério arquiteto, Peter (Downey Jr.), que precisa chegar a Los Angeles para o nascimento do seu filho. Ele cruza caminhos com Ethan (Galifianakis), um barbudo boçal sem qualquer tato social…. denovo, só que agora com um jeito mais afetado e vestindo uma encharpe. Os dois são "obrigados" a viajar juntos até LA e essas duas personalidades tão diferentes entrarão em um inevitável conflito. Viu, eu disse que vocês já viram esse filme.

É a trama básica de diversos filmes dos anos 80/90. Dois antônimos forçados a interagir e com a relação ambos se complementam e superam suas falhas individuais, sem contar os diversos personagens caricatos que encontrão durante a jornada. Mas o problema não está na fórmula, está na execução.

"Um parto de viagem" simplesmente não é engraçado, isso mata qualquer comédia logo no ponto de partida. Sim o filme tem lá suas risadas, e Robert Downey Jr. falando seriamente "Eu nunca usei drogas" é gozado por razões não relacionadas ao enredo. Fora isso, os personagens são extremamente superficiais, mesmo para esse tipo de cinema, e você não vê qualquer forma de desenvolvimento para eles, nem aquele básico "o que eu aprendi nessa viagem maluca". Basicamente Peter sofre com a estupidez grotesca de Ethan, que não faz dele um adorável idiota… apenas um intolerável idiota.

O filme conta com outros atores, como Jamie Foxx, mas eles não fazem nada. Sério, nem uma piada ou uma participação relevante, é a prova cabal da incompetência dos roteiristas. O elenco tem um vencedor do Oscar e não a história escanteia ele para dar lugar a uma piada sobre tomar café com as cinzas de um morto! e isso já nem é mais triste, é irritante. E eu ainda me pergunto durante o longa inteiro o que diabos o Downey Jr. faz nesse filme, ele estava indo tão bem desde que se recuperou ao vestir aquela armadura de ferro…..

Então, a menos que você esteja desesperado para receber a sua dose de cenas envolvendo masturbação canina, fique longe deste filme. Vá ver Jackass 3D, que além de ser mais engraçado, pelo menos não te oferende ao colocar na sua frente excelentes atores que estão lá só para pegar um contra-cheque.

Nota: 5,5

Para saber qual o filme da próxima semana e outras notícias do tira filmes, sigame no twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário